Bolseiros da ONGD SIM na Embaixada de Moçambique em Lisboa

O Embaixador Dr. Joaquim Bule, representante do Estado moçambicano em Lisboa, recebeu com manifestações de muito carinho um grupo de bolseiros da ONGD SIM, Solidariedade Internacional a Moçambique, jovens licenciados que estão em estágio profissional em Portugal. O diplomata mostrou-se entusiasmado com o exemplo destes jovens, filhos de famílias de pescadores do Norte da Ilha do Bazaruto, que nasceram em comunidades muito carenciadas e lograram terminar os seus cursos universitários graças à conjugação de dois importantes factores: o esforço pessoal e a solidariedade internacional. No seu percurso escolar, desde o ensino primário até à Universidade foram apoiados no quadro de projectos da ONGD SIM, com importante apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Cascais e da empresa moçambicana CPMZ, Companhia do Pipeline Moçambique e Zimbabwe.
Entre elogios ao trabalho da ONGD SIM, o Embaixador afirmou que estes rapazes têm de ser um exemplo de motivação para os jovens moçambicanos, sejam ilhéus ou do continente.
Cada um dos quatro bolseiros teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação da valiosa experiência adquirida com o estágio que estão a realizar, falando ainda das suas vivências pessoais e do caminho que percorreram, de pescadores artesanais a quadros licenciados. Agradecendo e destacando a importância da cooperação entre Portugal e Moçambique e do intercâmbio cultural que proporciona, os jovens moçambicanos alertaram para a relevância económica deste tipo de projectos de cooperação, pois Moçambique só poderá desenvolver-se se contar com quadros bem preparados.

Por sua vez, agradecendo a calorosa recepção do Embaixador de Moçambique em Portugal, a Presidente da ONGD SIM, Carmo Jardim, destacou que este estágio só é possível pelos apoios recebidos da Câmara Municipal de Cascais, do programa TAP Donate Miles e de Empresas Solidárias como a Proside – Concepção e Implementação de Soluções Informáticas, a MBR – Consultores-Gestão por Resultados e a MYCAMP.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑