Missões Anuais Educação, Saúde e Meio Ambiente

Anualmente a ONGD SIM organiza duas missões de Solidariedade a Moçambique, a primeira nos meses de Janeiro e Fevereiro e a segunda nos meses de Julho e Agosto, com a designação «Missão Educação, Saúde e Meio Ambiente».

O objectivo principal e comum destas missões, é a acção humanitária junto das comunidades mais carenciadas da zona Norte da Ilha do Bazaruto, nas quais é efectuada uma distribuição de bens de necessidade básica como produtos alimentares, vestuário, material didáctico, desportivo e medicamentos NSRM.

Nestas missões a ONGD SIM, e a sua direcção, contam sempre com o apoio de voluntários portugueses ou estrangeiros que se disponibilizam para, a titulo gratuito, ajudar as comunidades mais carenciadas da Zona Norte da Ilha do Bazaruto, Inhambane.

Durante as missões, a ONGD SIM aproveita, a nível institucional, para, junto do Régulo Lacerda Mazalleti e das autoridades locais, fazer o habitual levantamento do progresso dos projectos em vigor junto das comunidades, escola e bolseiros. São realizadas pequenas festas nas Sombrinhas Comunitárias Tartaruga com as crianças, as suas famílias e os
monitores, onde a ONGD SIM pode sempre contar com a presença do Régulo, entre outras autoridades locais. Nestas festas são oferecidas bolachas, sumos e chupas às crianças, bem como material escolar e desportivo.

Estas Missões têm ainda como objectivo fazer uma reunião com os professores da Escola Primária de Sitone, para ter uma percepção das maiores necessidades da escola e das crianças, qual o andamento dos projectos escolares, e fazer avaliações aos estudantes que irão integrar o grupo de bolseiros do LAR SIM no Inhassoro, no início do ano lectivo seguinte.

São feitas duas distribuições de produtos básicos de alimentação (óleo e arroz) para cerca de 300 famílias profundamente carenciadas em Machulane e Sitone. No Lar SIM, no Inhassoro, são realizadas reuniões individuais com os Directores de Turma de cada bolseiro, para ser efectuado um ponto de situação em relação ao seu desempenho individual e entender quais as suas maiores dificuldades, juntamente com a apreciação dos exames realizados pelos voluntários, para que se possa elaborar um plano de estudos adequado às necessidades de cada bolseiro. Com a ajuda dos bolseiros, faz-se um pequeno lanche para o qual são convidadas as crianças das comunidades próximas do Lar, em número de 250, onde são oferecidas bolachas, sumos e chupas.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é CR-ONGDSIMMocambique449-1024x683.jpg
Foto: Campiso Rocha (2019)

Na área da Saúde, aproveitam-se estas duas missões para efectuar exames voluntários ao HIV-SIDA, aos bolseiros e às comunidades, para se tentar ter um mínimo de percepção da propagação da doença, e para que possam beneficiar de tratamentos específicos. São também efectuados alguns exames simples, à pele, olhos e boca para ver o estado geral de saúde das comunidades, e ajudar a encaminhar para o hospital rural de Inhassoro e Vilankulo os casos urgentes. Ainda dentro desta área da missão, um dos grandes objectivos é a realização de palestras de formação e sensibilização sobre os cuidados básicos de higiene, o uso do preservativo, com distribuição do mesmo, as doenças sexualmente transmissíveis, e sobre outras doenças – cólera, malária e tuberculose, por exemplo – em várias zonas das comunidades.

Na área do Meio Ambiente, são realizadas campanhas de limpeza às praias, com palestras de consciencialização das variantes associadas a essa problemática, bem como os cuidados básicos de higiene a ter nos seus lares. São organizados alguns grupos com as pessoas das comunidades, adultos, jovens e crianças, dos quais os nossos bolseiros ficam como chefes, para ajudar a melhorar a concretização dessas acções. São também feitas palestras de sensibilização à comunidade para a protecção das espécies em vias de extinção na costa moçambicana, nomeadamente da tartaruga.

Finalmente, é realizada a monitorização dos projectos em curso relacionados com o Meio Ambiente e a Auto-sustentabilidade, verificando a sua desenvoltura e os pontos essenciais a melhorar, com a realização de reuniões e palestras com as comunidades visando aumentar o seu conhecimento sobre os melhores métodos de plantação e as épocas adequadas para a sua realização, hoje em dia já com o apoio profissional do bolseiro licenciado em Economia Agrária Arnaldo Chibale.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑