Jovens licenciados pela Universidade Católica de Moçambique em estágio na Câmara Municipal de Cascais

Quatro jovens moçambicanos, recém-licenciados pela Universidade Católica de Moçambique, na cidade da Beira, estão a realizar o seu primeiro estágio profissional em várias áreas de actividade da Câmara Municipal de Cascais. São eles Raul Mazelete, que estudou Ciência Política e Relações Internacionais; Gustavo Zivane, licenciado em Gestão de Recursos Humanos; António Sindial, diplomado em Gestão e Administração de Empresas; e Jerónimo Mutondo, formado em Turismo. São todos naturais da Ilha do Bazaruto, na Província de Inhambane, e realizaram todo o seu percurso escolar, do ensino primário até à Universidade, na qualidade de bolseiros da ONGD SIM, Solidariedade Internacional a Moçambique.

Inserido nos programas de cooperação internacional do município, estes estágios são garantidos através de uma colaboração entre a ONGD SIM e a edilidade, a qual vem apoiando missões humanitárias em Moçambique há já alguns anos. A deslocação dos quatro jovens a Portugal só foi possível graças às milhas doadas por passageiros frequentes da TAP AIR PORTUGAL, através do Programa Donate Miles.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, acompanhado do vereador Dr. Francisco Kreye, acolheu pessoalmente os jovens estagiários, de quem ouviu palavras de profunda gratidão pelo apoio recebido ao longo dos anos, factor decisivo para o seu sucesso académico. No momento em que Cascais se prepara para receber mais refugiados da guerra na Ucrânia, que se somam aos refugiados afegãos já residentes no Concelho, o Raúl, o Gustavo, o António e o Jerónimo disponibilizaram-se para colaborar, nos seus tempos livres, incluindo fins-de-semana, em quaisquer tarefas em que possam ser úteis.

São jovens que, em Moçambique, quase desde crianças, integram regularmente as equipas da ONGD SIM que realizam acções de solidariedade e defesa do meio ambiente. Em 2021 participaram em 84 acções humanitárias, em várias províncias moçambicanas.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑