SIM_ONGD versus OMICRON…

A missão que estávamos a realizar no Norte de Moçambique teve de ser encurtada devido às restrições impostas às viagens com origem na África Austral, o que acarretou não podermos distribuir directamente aos refugiados de Palma em Cabo Delgado todos os bens doados ou adquiridos com os donativos que recebemos dos muitos amigos da ONGD SIM.

O coordenador-geral e voluntários estão a fazer todos os esforços por conseguir completar esta tarefa, deslocando-se para o efeito entre 18 e 27 de Dezembro do Bazaruto e da Beira para Nacala, onde estão armazenados os materiais que enviámos em dois contentores desde Lisboa.

Cumpre-me agradecer ainda à direcção das Terminais do Norte e dos Portos do Norte, que nos deram alojamento e nos ajudaram na logística,, ao Bispo de Nacala pelo apoio prestado, bem como à CPMZ , Companhia do Pipeline Moçambique e Zimbabwe e aos seus colaboradores, que mais uma vez nos deram no Maputo toda a assistência necessária.

No intervalo de tempo que medeia entre a nossa saída de Moçambique e a deslocação dos nossos voluntários locais, a Diocese de Nacala disponibilizou-se para encaminhar alguns dos materiais enviados de Portugal. Da nossa parte, deixámos claro que os mesmos deveriam ser entregues com a devida referência à solidariedade demonstrada pelas entidades e cidadãos portugueses empenhados em ajudar as populações moçambicanas através da ONGD SIM.

Finalmente, devo um especial agradecimento, às equipas da TAP, do SEF e do INEM, pela forma eficiente como lograram realizar o voo e as operações aeroportuárias que nos permitiram regressar e reentrar em Portugal. O profissionalismo e a empatia que revelaram, em momento tão difícil, merecem ser destacadas e enaltecidas.

A todos, muito obrigada, e votos de um Natal muito feliz.

Carmo Jardim – Presidente da direcção da ONGD SIM, Solidariedade Ingternacional

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑