Sobre nós

A Associação ONGD SIM, Solidariedade Internacional a Moçambique, é uma pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos, criada por iniciativa de cidadãos portugueses, moçambicanos e de outras nacionalidades, empenhados na cooperação para o desenvolvimento de Moçambique. Como o seu nome indica, a associação é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, sem quaisquer fins políticos, religiosos ou ideológicos, e que tem por objetivo a promoção de ações de carácter filantrópico, educativo, cultural, ambiental, de saúde e de defesa dos Direitos do Homem em todo o território de Moçambique, bem como junto das comunidades de moçambicanos em Portugal, nos restantes países da CPLP e noutros territórios.

O objetivo específico da ONGD SIM é a realização de projetos de apoio, nas
áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infraestruturas Básicas a comunidades muito marginalizadas da periferia de Moçambique, para as quais as oportunidades de desenvolvimento são praticamente inacessíveis.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é CR-ONGDSIMMocambique916-1024x683.jpg
Foto: Campiso Rocha

Para otimização dos limitados recursos humanos e financeiros disponíveis, os esforços têm sido concentrados na Zona Norte da Ilha do Bazaruto, em duas comunidades: Machulane e Sitone. Há ainda apoio a bolseiros no Inhassoro, em Vilankulo e na cidade da Beira.

A ONGD SIM tem desenvolvido um trabalho progressivo de consciencialização quanto à importância dos recursos naturais, do perigo das doenças infectocontagiosas e da necessidade de regras básicas de higiene e alimentação, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades, num quadro de sustentabilidade económica e ambiental.

Grande parte do valor investido pela ONGD SIM é canalizado para o sector da Educação, onde constam a maioria dos nossos projetos. Outra parte é conduzida para o sector do Meio Ambiente e da Autossustentabilidade, a fim de criar nas comunidades meios dos quais possam beneficiar dependendo apenas do seu esforço, trabalho e empenho, ajudando a diminuir os custos que têm com a alimentação, especialmente na Ilha do Bazaruto onde a grande maioria vive exclusivamente da pesca. São também realizadas duas missões de voluntariado de equipas portuguesas no âmbito da Educação e Saúde, bem como na realização de palestras sobre vários temas de interesse para a consciencialização das comunidades em matéria de higiene, produção alimentar e saúde reprodutora, e para os riscos existentes nessas áreas.

ONGSIM-Missão-jul-ago-2018-10.jpg

Não há Desenvolvimento sem Educação!


Não haverá Futuro sem Saúde e Escolas!


SIM…porque a Esperança existe!


SIM…porque acreditamos no Futuro!

 

Presidente
Carmo Jardim

A ONGD SIM, Solidariedade Internacional a Moçambique, à qual dedico todos os meus tempos livres e os meus limitados recursos, tem o objectivo de minorar o sofrimento de famílias muito desfavorecidas, tantas vezes esquecidas por viverem na periferia das periferias.Graças ao esforço de muitas voluntárias e voluntários, e à generosidade de particulares, empresas e instituições solidárias, temos conseguido contribuir para a promoção social de alguns jovens através de suporte directo ao seu percurso pedagógico, ao mesmo tempo que apoiamos a melhoria das condições de subsistência das comunidades a que pertencem.

Vice – Presidente
Rui Paulo da Cruz

Educação, Saúde, Ambiente. O trabalho realizado nestas áreas pela ONG SIM junto de comunidades muito marginalizadas no Arquipélago do Bazaruto está a dar os seus frutos. É gratificante ver jovens antes condenados à extrema pobreza seguirem esforçadamente os seus estudos até concluirem, com sucesso, cursos do ensino superior em diferentes domínios.
Apesar de sabermos que é apenas uma gota de água num oceano de necessidades prementes, o apoio que prestamos a estas comunidades reduz os seus sacrifícios e abre portas de esperança que não podemos abandonar.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑